Lixão em Ipanema: Comlurb investiga se sujeira na praia foi espalhada de propósito
06/01/2025
Um registro realizado no fim da tarde de domingo (5) mostrou a praia de Ipanema, na altura do posto 8, transformada em um lixão. Comlurb apura se caçambas com lixo foram jogadas na areia da Praia de Ipanema
Garrafas, pratos, copos, embalagens de biscoito, muito plástico espalhado e crianças brincando no meio da sujeira. Esse era o cenário na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, na tarde do último domingo (5). A Comlurb informou que vai investigar se lixo foi espalhado na praia de propósito.
Nesta segunda-feira (6), uma equipe do RJ2 voltou à praia para conferir como estava o local e encontrou lixeiras espalhadas por todo o canto.
No último domingo, Daniel e a Alinny, moradores do bairro, saíram para admirar o pôr do sol e quando voltaram, ficaram chocados com a quantidade de lixo na praia.
"A gente ta acostumado a descer pela praia, ver a praia cheia e com lixo. A Comlurb faz o trabalho dela. Tinha bastante lixo, mas tinha bastante lixeira. Mas as lixeiras estavam vazias", comentou Daniel.
Comlurb apura se caçambas com lixo foram jogadas na areia da Praia de Ipanema
Reprodução TV Globo
Barraqueiros do Posto 8 contam que parte do lixo espalhado, principalmente aquele que aparece nas imagens, foi provocado por um grupo de banhistas. Segundo eles, as pessoas derrubaram as caçambas cheias e jogaram todo o conteúdo na areia.
"Jogaram. Foram duas pessoas só. Eles pegaram as lixeiras e viraram. Jogaram e saíram correndo", contou o trabalhador.
A Comlurb divulgou que, só no último domingo, coletou cerca de 64 toneladas de lixo entre Leblon e Ipanema. Segundo a empresa, essa quantidade de lixo em um dia não é normal.
Lixão de Ipanema: Comlurb investiga se lixo na praia foi espalhado de propósito
Reprodução TV Globo
Em nota, a Comlurb disse que está tentando entender o ocorrido e afirma que cerca de 64 toneladas de lixo coletadas em um único domingo, entre Ipanema e Leblon não é normal. Durante a ‘Operação Verão’, a companhia afirma que vai colocar mais lixeiras nas areias e mobilizar mais garis nas praias.
Entretanto, a empresa disse também que se não tiver a colaboração dos banhistas, cenas como essa podem voltar a acontecer.