(Foto: Reprodução) Serão abertas mais 2 mil vagas para reforçar o efetivo de policiais militares nas ruas do estado. Cláudio Castro no estúdio do Bom Dia Rio
Reprodução/TV Globo
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (8), um novo concurso para Polícia Militar (PMERJ), em 2026. Serão mais 2 mil vagas para reforçar o efetivo nas ruas. Atualmente, o efetivo da Polícia Militar é de cerca de 43 mil policiais, entre praças e oficiais.
Esse será o terceiro concurso da PM desde o início da gestão do governador. O último ocorreu em 2024, com previsão de ingresso de 2 mil policiais, mas com a convocação de mais 2 mil (totalizando 4 mil convocados).
Black Hawk no Rio: PM vai usar helicóptero de guerra dos EUA em operações no estado
A PM teve dois concursos em 2024, para formação de soldados e para formação de oficiais.
O edital ainda não foi divulgado.
Black Hawk no Rio
Helicópteros Black Hawk
Divulgação/Lockheed Martin
A Polícia Militar do Rio deverá receber até o final deste ano um helicóptero Black Hawk blindado. Utilizada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos e presente em diversos conflitos armados desde a década de 1970, a aeronave será integrada à frota aérea da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Atualmente, o estado conta com modelos como o Bell Huey II, AW-169, AW119 e H-125 em suas operações.
O governo do Rio não informa o valor que será gasto para a aquisição da aeronave.
Pela primeira vez, aeronave será utilizada por uma força policial estadual no país. Até então, o Black Hawk era de uso exclusivo das Forças Armadas brasileiras — Exército, Marinha e Aeronáutica —, que somam atualmente 26 unidades do modelo.